sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Dom Casmurro

Eu gostei muito do nosso júri simulado nele aconteceu o julgamento de capitu para sabermos se realmente ela era culpada ou não de ter cometido adultério contra o seu esposo Bentinho.
A primeira coisa a fazermos foi ler o livro depois assistimos o filme capitu,e por ser um seriado muito grande não deu pra gente assistir todo ao mesmo tempo,ai nos deixamos para assistir no outro sábado.
A gente tivemos vários ensaios na casa da nossa amiga Amanda sempre no horário da tarde,preparamos o roteiro e cada pessoa ficou com o seu,começamos a ensaiar,eu fazia o papel de Ezequiel Escobar grande amigo de Bentinho que se conheceram na época do seminário mas não chegou a ser padre e após voltar entra na vida do comércio,logo mas conhece Sinhá Sancha amiga de infância de Capitu juntos tem uma filha que poderia receber o nome de capitulina em homenagem a sua amiga capitu.
Na véspera de nossa apresentação sexta feira  logo após o nosso último ensaio juntos fomos até a escola para prepararmos o cenário do nosso júri. 
Sobre o livro de Dom Casmurro,Bentinho e Capitu eram muito amigos desde a época da infância tiveram juntos uma boa convivência,dai passaram a namorar e após algum tempo e Capitu quem pede Bentinho em casamento e depois tem um filho chamado Ezequiel Escobar, que também recebeu o nome em homenagem  a Escobar,uma criança que tinha os gestos de muitas pessoas inclusive de Escobar o jeito de falar,caminhar. A partir daí Bentinho começa a desconfiar que Ezequiel não e seu filho. Nodia da morte de Ecobar Bentinho percebe algo muito estranho em Capitu sua choradeira era muito grande e estava muito abalada.
pois na minha opinião eu acho que Capitu   cometeu sim adultério contra Bentinho,logo por que Ezequie não tinha nenhuma semelhança com Bentinho somente com Escobar. 
mas na verdade nem mesmo o autor do livro Machado de Assis sabe se capitu e culpada ou não.
E fica essa pergunta. Capita e realmente culpada ou não?              

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dom Casmurro

Escobar: amigo de Bentinho, seminarista, "era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos,... como tudo". Ezequiel Escobar foi colega de seminário de Bentinho e, como este, não tinha vocação para o sacerdócio. Melhor amigo de Bentinho. Gostava de matemática e do comércio. Quando saiu do seminário, conseguiu dinheiro emprestado de D. Glória para começar seu próprio negócio. Casou com Sancha, melhor amiga de Capitu. Morreu afogado depois de enfrentar a ressaca do mar.